AS CRIANÇAS NÃO PODEM SER PRODUTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
- Ivane Assunção
- 25 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jan.

Ouça a Web Rádio CEPI de Aplicação
A relação entre a infância e a mídia é um tópico importante e conflituoso. A mídia desempenha um papel significativo na vida das crianças e podem ter impactos tanto positivos quanto negativos.
Os prejuízos são inevitáveis por não terem maturidade intelectual para filtrar e controlar o bombardeio de informação que recebem. Saber os pontos negativos ajudam os pais a tomarem decisões do uso continuado da mídia, entendendo que eles não são produtos da tecnologia da informação.
Ter consciência dos impactos e analisar o que tem atras de cada conteúdo recebido é assumir a responsabilidade dos prejuízos cognitivos, emocionais, impulsionais, alteração do sono, do humor, além de desenvolver vários tipos de transtornos. Conheçam alguns Impactos negativos:
Excesso de Tempo de Tela: O uso excessivo da mídia, especialmente de dispositivos com tela, pode prejudicar o sono, a atividade física e o desenvolvimento social das crianças.
Conteúdo Inapropriado: Algumas formas de mídia contêm conteúdo inadequado para crianças, como violência ou sexualidade explícita.
Problemas de Saúde: O uso excessivo da mídia pode contribuir o desenvolvimento de transtornos e para problemas de saúde, como obesidade, problemas de visão e postura.
Isolamento Social: O uso excessivo da mídia pode levar ao isolamento social, já que as crianças podem passar menos tempo interagindo pessoalmente com amigos e familiares.
Para proteger a criança da persuasão publicitaria da mídia é preciso definir limites de tempo, escolher conteúdo apropriado, assistir junto para discutir o conteúdo e ensiná-las a avaliar criticamente o que estão vendo, promover atividades fora da tela ao ar livre, leitura, brincadeiras e interações sociais fora do mundo digital.
Podemos nos posicionar contra o comportamento antissocial, diminuição do rendimento escolar, confusão, fantasia com realidade e erotização precoce. Todo cuidado é pouco.

Ivane Assunção, Pedagoga e Teóloga. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, ABA- Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Análise e Interpretação do Desenho Infantil e Gestão Escolar. Cursos complementares em Avaliação, TDAH e Orientação Educacional.
Telefone para contato 64 984314534
Comments